Lagarto Recheado


  LAGARTO CALALUTO

DSC09522

barrinha_eu3

LAGARTO RECHEADO CALALUTO

CARNE RECHEADA COM ABACAXI E BACON DOURADA NO MEL.

 

Tempo de preparo: Aproximadamente 6h30m.

(30 minutos para preparar, no mínimo 4 horas de descanço e 2 horas para assar.)

…Eu deixo temperado a noite toda, fica bem mais temperadinho…

Rendimento: 28 pedaços para cada 2,5 kg de carne. Serve bem de 8 a 12 pessoas.

Dica:  Antes de começar, separe todos os ingredientes e fatie o bacon e o abacaxi.

Use um tabuleiro grande pois a carne normalmente dobra de tamanho apos recheada.

Ingredientes:

– 2,5 kg LAGARTO BOVINO OU LOMBINHO SUÍNO

Tempero:

– 03 CEBOLAS (grandes)

– 10 DENTES DE ALHO (ou a quantidade que preferir)

– SALSA OU COENTRO (a gosto)

– CHEIRO VERDE (a gosto)

– ORÉGANO

– MANJERICÃO

– SAL (a gosto)

– MOLHO INGLÊS (a gosto)

– 1 PITADA DE PIMENTA CALABRESA

– 1 PITADA DE CURRY

Recheio:

– 1,5 kg BACON

– 01 ABACAXI

Para dourar

– MEL (a gosto)

Modo de Preparo:

Tempero: Em um liquidificador, junte todos os ingredientes do tempero com meio copo de água e bata até fazer uma pasta homogênea. Reserve.

Recheio: Corte o Bacon e o abacaxi em fatias não muito finas. Reserve.

Preparação da Carne: Coloque a carne com a capa de gordura virada para baixo. Corte-a em fatias de aproximadamente 2cm de espessura, prestando atenção para não separá-la por inteiro. Em seguida regue a carne e entre as fatias com metade do tempero. Junte uma fatia de bacon com uma de abacaxi, e coloque entre as fatias da carne. Faça isso até completar todos os espaços. Logo após, despeje o restante do tempero.

Para finalizar, junte a cebola em rodelas e coloque em cima da carne. Polvilhe orégano e cubra com papel alumínio.

Leve a geladeira por aproximadamente 4h para que a carne absorva o tempero e o abacaxi comece a quebrar as fibras da carne.

Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por mais ou menos 2 horas.

Após as 2 horas, retire o papel alumínio, regue com mel a vontade e deixe mais 20 minutos para dourar.

Sirva quente, acompanhado por um bom vinho tinto ao lado de uma excelente compania!

Pra quem gosta de ver como fazer….

– Corte da carne sem separar por completo. Deixando a parte de baixo inteira.

DSC09433DSC09434

– Agora coloque em um tabuleiro e despeje metade do tempero por cima e entre cada fatia.

DSC09444b

– Fatias de bacon

DSC09453

– fatias de abacaxi

DSC09455

– juntando o bacon no abacaxi

DSC09462

– coloque dentro da carne

DSC09469

– depois de montado ele tem que ficar assim…

DSC09473

– Hora do restante do tempero.

DSC09445b

– Massageando a carne para o tempero penetrar melhor.

DSC09476

DSC09477

– dá água na boca né?

DSC09482

DSC09483

– Coloque as cebolas em rodela para decorar.

DSC09497

– Se quiser dê um toque com raminhos de salsa ou coentro.

DSC09522

– Cubra com o papel alumínio e leve a geladeira, logo depois é só assar sem retirar o papel.

DSC09499

– Após 2 horas no forno, retire o papel alumínio e derrame BASTANTE mel sobre toda a carne e deixe mais uns 15 minutos para dourar.

DSC09531

– Como você vê na foto, eu não tenho medo de colocar o mel não… seja bem generoso… agora se tiver alguém diabético em casa, como é o exemplo da minha… eu sempre faço uma saladinha pra pessoa comer e ficar olhando enquanto eu me derreto de comer a carne com o mel… rsrsrs…

– Essa foto aí é de um lombinho que fiz aqui em casa, a foto do lagarto o meu amigo Márcio vai me mandar e posto aqui.

DSC09538 DSC09540

– Para acompanhar sirva com arroz e uma saladinha… No caso dessa da foto usei alface, rúcula, tomate, azeitona preta, alcaparras e lasquinhas de pepinos enroladinhos no palito. Amanhã mostrarei como se faz.

DSC09547

DSC09557

 

GOSTOU DA RECEITA?

Deixe o seu comentário ou sugestão.

Se preferir, faça um pedido de receita, quem sabe eu não preparo e posto aqui no nosso blog.

Que Deus abençoe a todos!

Bom apetite e até a próxima.

barrinha_eu3

6 pensamentos sobre “Lagarto Recheado

  1. Estava a procura de uma receita assim, para encher os olhos dos meus convidados, só que não gosto do mel, ficaria bom tbm sem o mel?

    Curtir

    • Olá, tudo bem? Desculpa a demora em responder, é que estava de mudanças para os estados unidos, mas agora já estou voltando as atividades. Fica bom sem o mel também. Muito obrigado pela visita, adoramos a sua participação. Tudo de bom e fica com Deus!

      Curtir

  2. Carlos, adorei suas receitas, para ser mais honesta, eu amei, só tem um probleminha, quando imprimi uma de suas receitas gastei 15 folhas, e isto fica impossível de imprimir, se cada receita eu usar 15 folhas, fora a tinta, eu estou perdida. Oque é uma pena, pois as receitas que gosto eu faço um caderninho para sempre poder usa-las, será que vc não poderia resumir isto, ou indicar um modo que seja mais prático e econômico??????? Obrigada e aguardo resposta ansiosa. Elyane

    Curtir

    • Olá, tudo bem? Desculpa a demora em responder, é que estava de mudanças para os estados unidos, mas agora já estou voltando as atividades. Vou fazer umas alterações no site que vai permitir imprimir de um modo mais compacto. Só vou precisar de um tempinho ok? Muito obrigado pela visita, adoramos a sua participação. Tudo de bom e fica com Deus!

      Curtir

  3. Oi td bm ?
    Linda carne,nunca tinha visto uma carne recheada assim,estou com agua na Boca,Deus abençoe seu dom,tenho uma encomenda para fazer de congelados e vou fazer este lagarto,muito bom..PARABÉNS,FICA COM DEUS !!!

    Curtir

    • Olá, tudo bem? Desculpa a demora em responder, é que estava de mudanças para os estados unidos, mas agora já estou voltando as atividades. Muito obrigado pela visita, adoramos a sua participação. Tudo de bom e fica com Deus!

      Curtir

Deixe uma resposta

